Au pair na Noruega: quais os pré-requisitos

novembro 24, 2017

Oláaa, pessoas lindas! Como vocês já sabem, vou ser au pair na Noruega no ano que vem!! AEEEEE!! E sei que muita gente tem curiosidade a respeito do processo para ser au pair por lá. Foi por isso que decidi criar esse post explicando direitinho quais os pré-requisitos para trabalhar na terra viking e como encontrar uma host family norueguesa pra chamar de sua. Só vem:


Para ser au pair na Noruega, é preciso:
  • Pagar a taxa do visto, que está custando 5300 coroas norueguesas (o equivalente a mais ou menos 2560 reais).
  • Ter mais de 18 e menos de 30 anos.
  • Não pode ter filhos.
  • Deve estar propenso(a) a voltar para o Brasil ao final da sua estadia na Noruega e as circunstâncias do país de origem devem indicar que isso será possível.
  • Inglês intermediário/avançado já que a língua oficial do país é o norueguês. O curso de idioma oferecido é de norueguês! (se precisar de ajuda com o inglês, clica neste link)

A taxa do visto assusta um pouco, principalmente porque só tem consulado no Rio e em Brasília, então, pra quem não mora em nenhum desses estados, é preciso acrescentar à taxa o valor de transporte e hospedagem. No entanto, o processo todo não passa por intermédio de uma agência, o que faz com que os custos sejam muito mais baixos do que os de ser au pair nos Estados Unidos através de algumas agências, por exemplo.





Eu encontrei a minha família no site Au Pair World. Criei um perfil por lá e coloquei as minhas informações mais relevantes. Também pedi cartas de referência às minhas ex-chefes e isso acabou sendo necessário, porque minha host family realmente ligou para conferir! (minhas ex-chefes são norueguesas porque tenho experiência sendo babá lá mesmo em Oslo, quando fiz intercâmbio de estudo em 2014).

Confira este post para saber mais sobre o meu match!

Depois disso, é só enviar mensagem para as famílias que aparecerem para você e esperar que respondam de forma positiva, para marcar o famigerado Skype. Depois da conversa pelo Skype e de ambas as partes optarem pelo match, é só correr pro abraço e fazer os seguintes passos:

Obrigações da Host Family
  • Preencher o contrato disponível neste link e no site da UDI
  • Enviar cópias dos passaportes dos dois, para que a UDI se certifique da nacionalidade da família e de que não são parentes da candidata a au pair
  • Fazer e enviar o certificado de conclusão do curso sobre au pairs para host families
  • Escrever uma carta atestando que a atual au pair não estará mais lá quando da chegada da nova au pair (caso eles tenham uma au pair no momento)

Obrigações da Au Pair
  • Ter passaporte válido
  • Fazer seu application online neste link
  • Pagar a taxa do visto (que já mencionei lá em cima)
  • Preencher o questionário de 18 perguntas sobre o programa de au pair (confira minhas respostas neste link)
Veja aqui a lista de todos os documentos necessários para tirar o visto de Au Pair para a Noruega.

Leia também

5 comentários

  1. Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Segundo o governo, o salário deve ser de 5600 coroas norueguesas por mês, antes da dedução de taxas. Isso equivale a 2.225 reais ou 688 dólares.

      Beijo!

      Excluir
  2. Posso aplicar da Noruega ou de outro país da Europa?

    ResponderExcluir
  3. Olá, como faço pra aplicar pra noruega?

    ResponderExcluir
  4. Olá tudo bem?! Obrigado pelas dicas!
    Gostaria de saber se você conhece algum male au pair na Noruega!
    Obrigado

    ResponderExcluir