5 perguntas que deveria ter feito para a host family e não fiz

setembro 27, 2018

Oieee! Como vocês sabem, eu estou aqui na família há pouco mais de um mês e, nesse meio tempo, é lógico que já acumulei experiências ótimas, mas também alguns arrependimentos. Como a maioria das coisas que estão acontecendo fora do que eu esperava é culpa minha, resolvi vir aqui no blog contar para vocês quais as perguntas que eu deveria ter feito para a host family, e não fiz. Lembrando que sou au pair na França sem agência e, portanto, sem LCC.


1. Quais os horários dos ônibus que circulam nos finais de semana?

A minha host family mora NO MEIO DO NADA. Sim, com letras maiúsculas e tudo. A gente mora numa vila que é no cobrobró do mundo hahaha E a estação de trem mais próxima fica a 52 minutos caminhando por uma rodovia de alta velocidade. Ou seja, impossível ir até lá de bike ou caminhando. De carro, é rapidinho, só oito minutos. Mas adivinha quem não dirige e não tem carro disponível por aqui? Euzinha.

Não que eu não soubesse que ia morar no interior, inclusive perguntei se tinha ônibus para Paris e qual o tempo de viagem total até lá. O tempo é de 1h20, o que é até bastante, mas não me assustou. Mas o problema é que os horários dos ônibus nos finais de semana são absolutamente ridículos. Acredite se quiser, mas só tem ônibus aqui para o interior até 21h nos sábados e até 19h33 nos domingos!


À partir daí, tenho que ligar para meus host parents irem me buscar na estação mais próxima e todos sabemos que não é a situação ideal, né? Uber pra casa custa 10 euros, saindo da estação. O que é meio caro pra quem tem só 37,50 euros livres por semana (a outra metade fica pra pagar o curso de francês).

Como recomendação, deixo aqui esse site para vocês colocarem o nome do lugar que vocês vão morar e daí aparecerão as linhas que passam por lá. Abram o PDF de horários dos ônibus e procurem a 'Gare' que vem ANTES do lugar que você mora. Essa Gare é a estação de trem mais próxima e os horários que os ônibus passam por lá vão te ajudar muito.

Legenda: LaV (segunda a sexta), Me (quarta-feira), LMJV (segunda a sexta, menos quarta), Samedi (sábado) e Dimanche et jours fériés (domingo e feriado).

2. Eu vou ter um schedule fixo?

Eu não sei COMO nessa vida esqueci de perguntar sobre ter um schedule fixo. Na verdade, eles até me disseram mais ou menos como seria, mas eu deveria ter perguntando dia-a-dia quais as tarefas e quais os meus horários de acordar e de estar off.

Pra ser sincera, não trabalho muito aqui na minha família, então teoricamente não tenho muito do que reclamar. Mas minha hosta me dá folgas que eu nem sabia que teria e, nessa brincadeira, perco várias chances de, por exemplo, organizar uma viagem ou algo assim.

Fora que eu também não sabia que o schedule é fixo para segundas, terças, quintas e sextas já que, às quartas-feiras, meu kiddo não vai pra escola. Aqui na França, é muito comum que as crianças não tenham aulas às quartas, por um motivo beeeeeem antigo. Eles costumavam ter aula de religião nesse dia, então o costume foi se perpetuando e agora estamos aí, né? Escravizando azaupé hahahaha

3. Vocês esperam que eu seja parte da família?

Meu sonho de princesa sempre foi ter um horário de trabalho X e estar off quando desse meu horário. Na vida real, o que acontece é que eu, às vezes, não trabalho o dia todo e daí umas 18h, meu host bate na porta do quarto perguntando se eu posso ficar olhando o kiddo por 2h enquanto eles vão ali. 

Totalmente ok, eu nem deveria estar reclamando. Só é um pouco mais difícil para se organizar, então se você tem planos de ter atividades paralelas, fazer outras coisas, ter uma relação um pouco mais profissional, recomendo que pergunte sobre isso durante os Skypes.


4. A escola das crianças fica longe de casa?

A escola do meu kiddo é pertinho e dá pra ir andando numa subida de ladeira infernal hahaha Mas algumas meninas do grupo do Whatsapp me disseram que foram parar numa família que as faz andar quilômetros com três crianças todos os dias, só pra levar à escola.

Fica então a dica de perguntar onde é a escola e se você precisa levar a criança todos os dias ou só buscar.

5. Onde exatamente fica o meu quarto na casa?

A minha preocupação era ter um banheiro só para mim e eu tenho!! Mas esqueci de perguntar onde ficaria o meu quarto e ele fica no andar de cima, do lado do quarto do kid, enquanto o banheiro é no andar de baixo. Depois de 20h, eu não posso mais falar no telefone com ninguém e nem fazer barulho, então as minhas aulas de inglês no Skype ficaram mega comprometidas e tenho que ensinar às meninas quase sussurrando hahahaha parece que to fazendo algo errado.

Isso do banheiro ser em outro andar parece bobagem, mas é horrível acordar de noite pra ir ao banheiro e ter que descer escadas de madeira na ponta do pé para não acordar ninguém e não pisar nos gatos. Fora a morte lenta de ter que se vestir no banheiro :(

Leia também

1 comentários

  1. Olá, tenho algumas dúvidas...li que você não fez por agência, você se cadastrou em algum site, se não,como você encontrou a família na França?

    ResponderExcluir