Arraial do Cabo: dicas, valores e praias

janeiro 28, 2018

Olá, people!

Eu tenho visto recentemente muita gente interessada em viajar para Arraial do Cabo. Como eu fui solicitar meu visto no Rio de Janeiro, em dezembro, acabei dando um pulinho em Arraial para visitar uma amiga. A cidade me surpreendeu MUITOOOO e posso dizer sem medo que foi a melhor viagem da minha vida!

Foi por isso que resolvi escrever esse post aqui no blog contando pra você sobre os valores que paguei, lugares de hospedagem, praias que visitei e como me virei por lá. Só vem:

Valores
  • Passagem ida+volta para o RJ saindo de Salvador: R$ 300
  • Passagem ida+volta para Arraial do Cabo saindo da Rodoviária Novo Rio, RJ: R$ 171, 96
  • Hospedagem em Arraial do Cabo (3 diárias): R$ 215
  • Passeio de lancha: R$ 60
  • Comida no mercado e lanche: R$ 40
  • Rodízio de pizza em Cabo Frio (opcional): R$ 60
  • Uber Cabo Frio - Arraial do Cabo (opcional): R$ 20
Total do investimento: R$ 866, 96

Lugares

Cheguei no Rio no dia 13 de dezembro de 2017 e fiquei hospedada na casa de uma amiga até o dia seguinte, quando iria ao consulado e depois para Arraial. Do consulado norueguês para a rodoviária, peguei só um ônibus e desci pertinho da entrada. Depois disso, consegui adiantar a minha passagem para o próximo ônibus que sairia, sem custo adicional nenhum! <3 A empresa pela qual comprei a passagem foi a 1001, que você pode conferir clicando neste link.

A viagem dura cerca de 3h, então cheguei no hostel às 16h do dia 14 de dezembro. Fiquei sozinha no quarto até o dia seguinte, a sexta-feira (15). Meu quarto acomodaria 6 meninas, mas passei as duas últimas diárias apenas com mais 3 além de mim. O hostel foi o Vila Praiana, que fica muito bem localizado, no centro de Arraial e pertinho de pelo menos três praias lindas! Eles também oferecem café da manhã, o que achei ótimo e até diferente para um hostel (a gente está acostumado a fazer nosso próprio sanduba, né não? hahaha).

Curta a página do site no Facebook e fique por dentro de todas as minhas viagens pela gringa!

Eu fiz a minha reserva pelo site Booking.com e achei que o preço foi bem OK, se considerar a localização e o café incluído. O pessoal também foi bem simpático o tempo todo e acabei fazendo meu passeio de barco com as meninas com quem dividi o quarto <3

O passeio de barco que fiz, acabei comprando com o dono do hostel. Lá na recepção, ele ofereceu o pacote por R$ 60 e nos guiou até a embarcação no dia do passeio.

Praias

No primeiro dia, assim que cheguei, saí pra conhecer Praia Grande com minhas amigas de lá da cidade. O dia estava bem nublado e essa praia é famosa por ser mar aberto e, então, muito fria pra banho. Mesmo assim, alguns surfistas se arriscavam já perto do pôr-do-sol. Eu fiquei só nas fotos!! hahaha

Primeiro subi essa ladeirinha pra pegar um ângulo bacana:

E depois a vista lá de cima compensando a subida maledêta <3

No dia seguinte, fomos para a Praia do Forno, que foi a minha super preferida de todas!!! Acho que todo mundo percebeu porque eu enchi o saco real com fotos e vídeos no instagram, igual uma louca hahaha

Essa praia fica depois de uma subida de montanha (e descida), mas que tem uma vista linda e que pode ser muito bem aproveitada com várias foténhas de tirar o fôlego! A subida da tal montanha fica a 5 minutinhos de distância do hostel onde me hospedei <3

A vista lá de cima, eu e Geovana, minha amiga-guia lindona:

Fui com a Geo e mais 2 amigas e a gente tirou TANTA FOTO, mddc! O lugar parecia um sonho, parecia o Caribe, sei lá... Fiquei encantada demais e vou tentar resumir meu amor por essa praia com esse vídeo aqui, ó (clica no meio):

E mais essa foto, que amei de paixão:

Depois de ter ido a essa praia (vulgo, subido e descido a montanha 2x), acabamos morgando na casa de uma das meninas. Comemos macarrão a bolonhesa feito pela mãe dela <3, dormimos um pouco, vimos filme, comemos pipoca e, de noite, a Geo foi comigo na Praia dos Anjos. No dia, como já estava escuro, não conseguimos tirar fotos tão bonitas na praia em si, mas ela é cheia de barquinhos e uma coisa mais linda! Não é lá muito usada para banho, justamente por causa das embarcações, mas o pôr-do-sol por lá acabou compensando a falta de fotos/banho.

peguei essa foto no Google só pra te dizer: VÁ LÁ DE DIA ao invés de ficar dormindo em casa hahaha
E aqui a nossa foto do pôr-do-sol lindão, mas que também é bem bonito quando visto de lá da Praia Grande:

Depois disso, ainda conheci mais pessoas maravilhosas enquanto comia lanches <3 e depois a Geo me devolveu ao hostel e nós combinamos de nos encontrar no dia seguinte, pela tarde. Foi aí que desenrolei a ideia, com as manas do meu quarto, de ir para o passeio de barco com elas!

A decisão não poderia ter sido melhor. A companhia das meninas foi maravilhosa e as praias valem muuuito a pena! Começamos pela mais famosa, as Prainhas do Pontal do Atalaia, onde todo mundo tira aquela foto das escadas lá embaixo, tipo assim (só que talvez mais bonitas porque eu estava sem a minha fotógrafa oficial, a Geo):

Além dessa, fomos à minha segunda praia preferida, a Praia do Farol, que pertence à marinha brasileira e tem entrada e permanência controladas. A cor da água é surreal de linda!! E eu achei que foi a praia que mais fez o passeio de barco valer a pena.

Inclusive acho que essa é a foto mais curtida do meu Instagram de todos os tempos hahaha <3 Peguei até um bronzeado legal nesse passeio de barco pela falta do famigerado protetor solar! :p

Na noite desse dia, fui comemorar o aniversário de Geo, junto com outra amiga nossa, num rodízio de pizza lá em Cabo Frio. A comida tava boa demaisssss, mas não lembro mais qual foi o nome do restaurante :(

Arrependimentos
  • Não ter levado uma GoPro (nem que fosse emprestada de um amigo :P)
  • Ter comprado muita comida no mercado (acabou que não comi tudo e fui parar em Belo Horizonte ainda com sanduíches de Arraial, mas isso é história pra outro post hahaha)
  • Não ter visto o pôr-do-sol na Praia Grande
  • Não ter ido na Praia dos Anjos durante o dia
  • Não ter usado protetor solar (ouçam o Bial, crianças)
  • Ter feito o passeio de barco no sábado porque estava tudo LOTADO, como vocês podem ver na foto das Prainhas (inclusive essa foto da Praia do Farol, demorei anos tentando encontrar um espacinho em que ninguém estivesse parado atrás de mim feito uma coluna do templo hahaha)
  • Não ter ido com $tempo$ pra visitar Búzios e Cabo Frio, que são ali do lado
Recomendações
  • Faça amigos em Arraial!! Se puder, faça amigos por lá porque minhas amigas foram meus anjos, me levando pra tudo, tirando tanta foto minha que me senti modelo hahaha E a Geo até foi a pessoa que me indicou o hostel <3
  • Visite a Praia do Forno com tempo pra curtir bastante porque o lugar não poderia ser mais lindo e é bem pertinho do centro da cidade
  • Caminhe pela cidade e explore os lugares. Vale sempre a pena pegar um pouco do feeling que os moradores têm
  • Achei tudo tão barato!! Roupa mesmo, sabe? Como eu estou indo pra Noruega, não comprei nada lá, mas é tudo baratinho e fiquei mega surpresa porque é uma cidade turística e tal.
  • Vá com o coração aberto e se prepare pra ver praias lindas e conhecer pessoas muito amorzinho <3
Se quiser conhecer mais sobre Arraial, além da minha experiência, clique neste link e leia o que o Melhores Destinos já escreveu sobre a cidade!