Visto de Au Pair: o que aconteceu no consulado norueguês

janeiro 23, 2018

Oie!! Demorou, mas voltei para contar a vocês o que aconteceu na minha viagem ao Rio de Janeiro, lugar que escolhi para entregar os documentos para o visto de au pair na Noruega. Só vem!



Aqui no Brasil, dá pra entregar os documentos em dois lugares: Brasília e Rio de Janeiro. Escolhi o último porque conheço algumas pessoas que moram por lá, o que significa uma despesa a menos com hospedagem (nós viaja, mas nós é pobre hahaha) e porque eu já tinha tirado meu visto norueguês de estudante nesse mesmo consulado, em 2013.

O visto de au pair na Noruega funciona um pouco diferente do visto J-1 americano porque a gente precisa entregar os documentos no consulado e voltar pra casa para esperar um bendito e-mail que decidirá a nossa sorte. Hoje em dia, cada análise de processo está demorando em média 8 semanas para ser feita, então a minha data limite para saber se consegui o visto ou não é dia 08 de fevereiro. Se você chegou nesse post depois do dia 16 de fevereiro de 2018, clica aqui para saber quanto tempo o visto demorará, de acordo com a UDI.

Algumas pessoas me disseram que receberam a resposta em pouquíssimo tempo (duas semanas, um mês, etc.), mas a maioria contou que o prazo que eles dão é real e o tal e-mail só vem aos 45 do segundo tempo, que é pra gente sofrer mesmo hahaha

Eu já saí da Bahia com uma pasta contendo todos os documentos de forma mais organizada possível, inclusive fiz esse post aqui explicando quais os documentos necessários e esse daqui contando quais foram as minhas respostas para o questionário disponibilizado pela UDI em seu site.

Marquei a minha entrevista para às 10h30 e foi a melhor coisa que fiz porque os trens e metrôs estavam lotados e, chegando na Estação Botafogo, ainda tive que dar uma boa caminhada até o local do consulado. O lado bom é que, no Rio de Janeiro, as pessoas só faltam te carregar no colo e te colocar dentro do prédio que você procura, então pedir informações foi super tranquilo e encontrar o prédio foi ainda mais fácil!

Anotando as informações pra conseguir chegar no prédio a tempo ~
Cheguei com 40 minutos de antecedência e, para minha surpresa, não tinha mais ninguém na minha frente. Nada de fila de espera ou algo do tipo. Os consulados da Noruega e da Dinamarca são na mesma sala, então tinha uma família lá que pretendia se mudar para a Dinamarca, mas que não seria atendida no mesmo guichê que eu.

Curta a página do site no Facebook e fique por dentro de tudo sobre nosso intercâmbio em primeira mão!

A consul me chamou e foi SUPER simpática comigo. Perguntou se eu tinha vindo da Bahia só pra isso e, quando eu disse que ainda iria visitar Arraial do Cabo, me deu várias dicas sobre o lugar e disse até que tinha feito mergulho hahaha Ela pegou meus documentos, falou comigo só em português o tempo inteiro, passou os documentos pelo scanner e foi puxando assunto, perguntando da família e analisando tudo que eu tinha levado.

Perguntei quanto tempo levaria para que o visto fosse processado (eu tinha olhado no site, mas estava esperançosa que pudesse ser menos tempo hahaha) e ela disse que demorava até 4 meses!!!! Nessa hora, eu tive um mini ataque cardíaco, né? lol 


Acho que ela percebeu minha cara de desespero porque, na mesma hora, foi conferir no site da UDI qual o tempo de espera e me disse: "Ah, aqui está dizendo oito semanas. Diminuiu bastante!". E eu voltei a respirar, né? Imagina 4 meses! hahaha Nessas 5 semanas que já passaram eu fico conferindo meu e-mail todos os dias, igual uma louca :p

Daí ela perguntou se eu já tinha comprado a passagem e eu disse que não. Perguntou qual era a data prevista de início do contrato e eu disse dia 15 de janeiro (que, inclusive, já passou e eu ainda estou aqui nessa terra com palmeiras onde canta o Sabiá). Ela foi anotando tudo rapidamente e disse que eu provavelmente teria uma resposta mais rápida porque meus host parents já tiveram au pair antes e os documentos estavam todos em ordem. Plot twist: não tive resposta mais rápida coisíssima nenhuma. hahaha Mas tá valendo! Também não tive resposta negativa, né? Então estou no lucro.

Mas eu fiquei ansiosa real com essa história do visto por e-mail. Não lembro de ter ficado desse jeito quando solicitei o visto de estudante em 2013, mas eu sei que ele demorou mais ou menos um mês para ser aprovado.

Enfim, foi isso! Meu visto ainda não chegou, a host family já mandou e-mail perguntando se eu tinha recebido alguma resposta e sempre digo que ainda não :(( As unhas já foram todas embora e o @ norueguês continua me esperando por lá, também cheio de ansiedade! Mas esse é assunto para um próximo post... :P

Continuem torcendo! <3

Ha det bra! 


Leia também

0 comentários