8 palavras essenciais para ser au pair na França

agosto 04, 2018


Salut, povo de Deus!! Tudo très bien com vossas excelências?

Host mom, nap, fofo, curfew... A gente anda sempre pelos grupos de au pair e já até se familiarizou com a maioria dos jargões usados pela galera pra designar coisas específicas desse universo, né? Mas quando decidi ir para a França, percebi que alguns termos eram muito mais específicos desse nicho. Por isso, nesse post, decidi esclarecer pra vocês algumas palavras do vocabulário de au pair na França.

Accord de Placement: Seu contrato de au pair. Assinado por você, sua host family e pelo Direccte.

Campus France: Eles são responsáveis por te liberar para ir fazer a entrevista no consulado. Com eles, você também vai preencher seu dossiê online, como eu expliquei aqui nesse vídeo.

CPAM (Caisses Primaires d’Assurance Maladie): Seguro de saúde no qual a família precisará te registrar até 8 dias após sua chegada na França.


Direccte: É tipo a prefeitura do lugar para onde você vai na França. Eles são responsáveis por assinar e carimbar o seu accord.

Dossiê: Coletânea de documentos que serão enviados online (escaneados) dentro do seu espaço Campus France.

Navigo: Cartão de passagem com uso ilimitado para toda a região de Île-de-France. Confira abaixo o custo referente a cada zona:

OFII (Office Français de l’Immigration et de l’Intégration): É preciso ir ao OFII até 90 dias após a sua entrada na França, levando o formulário que você receberá do consulado, fotos, cópias do
passaporte, comprovante de residência sua família de acolhimento e um timbre (selo que custa 60€) para validar o seu visto.

Quer ser au pair na França e não sabe por onde começar? Veja aqui o que é preciso fazer.

URSSAF (Unions de recouvrement des cotisations de sécurité sociale et d’allocations familiales): Mais ou menos como se fosse o INSS da França, também é preciso que a família te registre nele até 8 dias após sua entrada no país. Ele cobre a au pair em caso de acidente de trabalho, doença ou maternidade.

Por enquanto é isso, galera! Se vocês tiverem dúvidas a respeito de outros termos muito usados pelas au pairs na França, podem jogar aqui na roda que a gente vai adicionando, tá bom? Espero que isso ajude e voltem sempre <3

Au revoir!

Leia também

0 comentários