Documentos necessários para visto de au pair na França

agosto 01, 2018


Hoje eu vim deixar aqui uma lista detalhada dos documentos que foram necessários no meu processo para ser au pair na França, mas, antes de mais nada, eu gostar de dizer que: POXA, VIDA, FRANÇA O ANO É 2018 E DOCUMENTO ORIGINAL É MEU &*@%#.  Obrigada, precisava fazer esse desabafo hahahah Isso porque, para ir para a terrinha do croissant, eles exigem que nós enviemos  PELO CORREIO os originais dos documentos assinados! Isso mesmo, meus amigossss!!


Clara e evidentemente, eu fiz um vídeo explicando direitinho quais os documentos necessários e qual o processo de usar cada um, mas decidi também disponibilizar aqui no blog uma lista com tudo o que você vai precisar.

Para o DIRECCTE:
Scanner: Diploma + tradução juramentada
Scanner: Atestado médico (de, no máximo, 3 meses atrás) + tradução juramentada
Scanner: Pré-inscrição na escola de francês com mínimo de 10h semanais
Scanner: Passaporte
Original: 3 cópias assinadas do Accord de Placement (seu contrato de au pair)
Original: Carta de motivação manuscrita em francês (e assinada)


Para o Campus France:
Todas as coisas acima descritas, menos a carta de motivação
Cópia do passaporte antigo provando possíveis outras passagens pela França
Currículo em português

Para a Embaixada ou Consulado:
1. A relação de documentos que deverá estar assinalada cada documento com sua respectiva cópia afim de verificar que o dossiê esteja completo (baixe a relação clicando aqui)
2. Número identificador Campus France
3. Diploma ou histórico universitário brasileiro
4. Certidão de nascimento
5. Accord de Placement assinado e carimbado pelo DIRECCTE.
6. Inscrição no curso de francês com carga horária mínima de 10h semanais (clique aqui para conferir o curso no qual me inscrevi)
7. Passaporte com pelo menos 1 ano e 3 meses de validade + cópias das páginas contendo os dados pessoais
8. 1 formulário de pedido de visto de longa duração devidamente preenchido, datado e assinado (clique aqui para baixar esse formulário)
9. 2 fotos 3,5 x 4,5 recentes
10. Carta de motivação (clique aqui para ler a minha em francês)

Então é isso, meu povo! Aqui estão todos os documentos necessários, mas cada Direccte pode pedir um documento diferente, viu? Se quiser saber mais ainda sobre essa parte do processo, em breve sai vídeo lá no canal sobre o assunto também. Passa lá e se inscreve pra me acompanhar porque já estou me mudando na próxima segunda-feira (6). =O

Uma boa estratégia para adiantar seu processo e não perder tanto tempo é enviar tudo por DHL. Isso ajudou muito no adiantamento dos meus prazos, apesar de ser mais caro do que o envio regular dos Correios. O problema, pra mim, é que não confio nada em mandar documentos originais por correio normal e também queria tentar agilizar meu processo o máximo possível <3 Se for seu caso, fica aí essa dica.

Quer ser au pair na França, mas não sabe por onde começar? Clica aqui e descubra!

Leia também

0 comentários