Documentos necessários para renovar o visto de au pair na França

fevereiro 15, 2019


Olá, povo de Deus!! Eu sei que estava sumidinha, mas muitas coisas aconteceram e eu estava tentando me reorganizar, principalmente depois do rematch.

A família nova tem sido maravilhosa e eu não tenho nada para dizer deles. Inclusive, estou postando muito mais nos stories do Instagram e percebi que o meu francês deu uma evoluída surreal de dezembro/2018 para cá (fevereiro/2019). Lá nos destaques, você vai encontrar o "6 meses", - que é um dia inteiro falando só francês - e assim é possível ter uma ideia de como evoluí desde que cheguei em agosto/2018, com francês menor ou igual a zero.

Clique aqui e descubra como morar na França como au pair!

Mas vamos ao que interessa, né? Apesar de só estar aqui há seis meses, a França é um país bastante burocrático e que AMA uns papéis. Sendo assim, achei melhor passar a pesquisar e me organizar com bastante antecedência para a renovação do meu visto de au pair. E foi a melhor coisa que eu podia ter feito, já que muitos dos processos chegam a demorar três ou quatro meses para se completar.

Pensando nisso, eu criei uma planilha para mim mesma e decidi compartilhar com vocês, já que ela organiza as datas, os documentos e até o investimento financeiro que terei que fazer para renovar o meu visto de au pair.



Como eu não tenho ainda o status de administradora lá no Google, não posso criar um modelo, mas se você quiser uma cópia editável dessa planilha, pode falar comigo aqui pelo formulário de contato que eu disponibilizo, tá bom?

Curta a página do blog no Facebook e fique por dentro do meu intercâmbio em primeira mão!

Lista de Documentos
  • Carimbo OFFI no seu visto de au pair
  • Número de seguridade social 
  • Tradução juramentada da Certidão de Nascimento
  • Atestado de frequência do curso de francês
  • Pagamento de pelo menos um trimestre do segundo ano do curso de francês
  • Contrato de Au Pair para o 2º ano
  • Atestado da URSSAF (original e cópia) - Responsabilidade da família anfitriã
  • Carta de Motivação para o segundo ano
  • 3 Fotos 3,5 x 4,5
  • Comprovante de residência da família anfitriã atual + Atestado de que você mora nessa residência assinado por eles
  • Documento de identidade da família anfitriã (cópia)

As datas e prazos foram escolhidos com base no tempo que eu tenho para concluir o processo. Além disso, procurei entender quanto cada parte demora para acontecer. Entre a solicitação da minha Carta Vitale (número de segurança social) e entregar os documentos ao DIRECCTE, por exemplo, eu posso perder até 3 meses. Tentei levar isso em consideração, mas sem atrasar demais as outras medidas que precisarei tomar.

Meu visto de au pair acaba dia 06 de agosto de 2019 e eu não sei ainda se vou continuar com a mesma família já que, antes de me contratar, eles estavam em contato com uma moça do Usberquistão, que teve o visto negado. Estamos aguardando a resposta da segunda solicitação de visto dela e, caso seja negado outra vez, eu provavelmente ficarei com eles para o segundo ano.

Por enquanto, o que sei é que o Projeto 2019/2020 é estudar francês por mais um ano e o Projeto 2020/2022 é fazer um mestrado em Gerenciamento de Mídias Sociais, em francês. Mas essa é uma planilha que vai ficar para outro post... :P


Se quiser saber mais sobre os processor por uma pessoa que já passou por tudo isso, recomendo o vídeo da Jess, que vou deixar aqui abaixo. Ele me ajudou bastante e tem sido bastante útil para me organizar por aqui:



Leia também

2 comentários

  1. Oi Carla, tudo bem? Tenho uma dúvida. Na realidade, duas hahaha posso renovar o visto com o número provisório da securité? E a certidão de nascimento tem que ser naquele esquema de no máximo 3 meses?

    Obrigada e muito sucesso.

    Bisous

    ResponderExcluir