[ATUALIZADO] Documentos necessários para visto de au pair na França

maio 24, 2019

* Post escrito com a colaboração da futura au pair Ana Terra

Desde março de 2019, o governo francês alterou algumas regras para morar na França como au pair. As mudanças foram significativas e podem indicar uma maior dificuldade para realizar o processo, mas também acabaram por eliminar parte da burocracia.

Em agosto de 2018, eu fiz esse post explicando quais seriam os documentos necessários, mas depois das alterações no processo de aplicação para o visto, decidi voltar para explicar o que mudou e refazer esse post adicionando as novidades. Vamos lá!



Primeira novidade importantíssima é que o Accord de Placement não passa mais pelo DIRECCTE da França, então não há mais necessidade de enviar documentos para a Europa. Além disso, a etapa do Campus France também foi eliminada, já que o orgão cuida apenas de vistos estudantis enquanto o visto de au pair deixou de fazer parte desta categoria.

Sendo assim, a única etapa restante do processo, após encontrar a família e receber o contrato original assinado pela mesma, é a entrevista consular.

Para a Embaixada ou Consulado:

1. A relação de documentos que deverá estar assinalada cada documento com sua respectiva cópia afim de verificar que o dossiê esteja completo (baixe a relação clicando aqui)
2. Último diploma adquirido ou certificado de escolaridade ou grau de bacharel ou título aceito como equivalente
3. Certidão de nascimento
4. O contrato de au pair assinado por ambas as partes (ele pode ser visualizado neste link)
5. Passaporte com pelo menos 1 ano e 3 meses de validade + cópias das páginas contendo os dados pessoais
6 1 formulário de pedido de visto de longa duração devidamente preenchido, datado e assinado (clique aqui para baixar esse formulário)
7. 2 fotos 3,5 x 4,5 recentes
8. Carta de motivação (clique aqui para ler a minha em francês)
9. Comprovante de residência
10. Seguro viagem e de repatriamento internacional, válido para todo território Schengen, no valor mínimo de 30.000 €. (confira neste link o seguro mais em conta encontrado por futuras au pairs)
11. Atestado de conhecimento básico da língua francesa ou do nível de francês adquirido (certificados online como Busuu e Babel são aceitos)

Então é isso, meu povo! Aqui estão todos os documentos necessários, mas a embaixada de Brasília, às vezes, deixa de solicitar o comprovante de residência, por exemplo. No mais, é importante ter todos esses documentos em mãos na hora da sua entrevista. 

Eu estou agora no processo para fechar o meu segundo ano como au pair aqui na França. Quer acompanhar a minha saga e o meu segundo ano por aqui? Clica aqui segue lá no insta!

Quer ser au pair na França, mas não sabe por onde começar? Clica aqui e descubra!

Leia também

4 comentários

  1. Bom dia!

    Obrigada por esse post, está me ajudando muito e com certeza a muitas outras pessoas tbm.
    É a host family que deve preencher o contrato de au pair ,certo?

    ResponderExcluir
  2. Que blog massa :-o
    Sanou muitas duvidas, obrigadaa!!!

    ResponderExcluir
  3. Perfeito, Carla. Muito obrigada por toda essa dedicação em ajudar futuras au pairs como eu. Isso nos ajuda muuuuito. Beijão :)

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Carla, ótimo o seu post! Obrigada
    Os documentos como certidão de nascimento e conclusão de ensino medio ainda precisam ser traduzidos?

    ResponderExcluir